Como a Internet funciona – Parte 1 de 2

Muito embora a Internet ainda seja uma tecnologia jovem (ou melhor, saindo da adolescência), é difícil imaginar a vida sem ela. A cada ano engenheiros criam mais dispositivos que se juntam à Internet. Essa Rede de redes atravessa o planeta e até mesmo se estende ao espaço. Mas o que a faz funcionar?

Para entender a Internet, ajudará olhá-la como um sistema com dois componentes principais. O primeiro desses componentes é o hardware, como cabos que transmitem milhões de dados e informações para todos os lados a cada segundo através do globo, até chegar a seu computador. Outros tipos de hardware que acessam a Internet incluem roteadores, servidores, torres de celular, satélites, rádios, smartphones, dentre outros. Todos esses dispositivos juntos criam uma grande Rede. A Internet é um sistema maleável – muda de pequenas formas à medida que novos dispositivos se conectam ou saem de diferentes redes ao redor do mundo. Alguns desses dispositivos podem ser estáticos, ou seja, não sofrem mudanças e, portanto funcionam como a espinha dorsal da Internet (backbones).

Alguns dispositivos funcionam como fim – o computador, smartphone ou outro dispositivo que você possa estar usando para ler este ebook. Chamamos esses “dispositivos-fim” de clientes. Máquinas que armazenam informações que procuramos na Internet são servidores. Outros elementos são chamados de nós que servem como uma forma de passar a solicitação ou informação para frente até chegar a seu destino. E por fim existem linhas de transmissão que podem ser físicas, como no caso dos cabos e fibras óticas e sinais de satélite ou rádio, por exemplo.

cabos

Gráfico que mostra os cabos submarinos usados para transmitir dados através dos continentes

Todos esses componentes não seriam capazes de criar uma rede sem um segundo componente da Internet: os protocolos. Protocolos são regras que as máquinas seguem para completar tarefas e se entenderem. Sem que existissem protocolos fixos e idênticos nos diferentes dispositivos, eles seriam incapazes de se comunicarem. Uma máquina seria incapaz de entender o que a outra está falando, pois estão usando protocolos diferentes.

Veremos do que se tratam no próximo post.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*