Breve história da computação – Parte 1 de 2

O computador como conhecemos hoje teve seu início com um professor inglês de matemática do século XIX chamado Charles Babbage. Ele projetou o Motor (Máquina) Analítico e é neste projeto que os computadores atuais se baseiam.

De forma geral, computadores podem ser classificados em quatro gerações.

Cada geração durou certo período de tempo e cada uma nos deu um novo e melhor computador ou uma melhoria em um computador que já existia.

Primeira geração – Válvulas: 1937 – 1946

Em 1937, o primeiro computador digital era chamado de Atanasoff-Berry Computer (ABC). Em 1943 um computador eletrônico chamado Colossus foi construído para o exército americano. Outras linhas de desenvolvimento continuaram evoluindo até 1946 quando o primeiro computador de propósitos gerais, o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) foi construído. O propósito principal do ENIAC era fazer cálculos balísticos que nas mãos de uma equipe sem tecnologia demorava no mínimo três dias para serem feitos. Este computador pesava 30 toneladas e possuía 18.000 válvulas que eram usadas para processamento. Quando este computador foi ligado pela primeira vez, as luzes de algumas regiões da Filadélfia se apagaram. Computadores desta geração podiam executar apenas uma tarefa e não tinham sistema operacional.

ENIAC
ENIAC

 

Colossus
Colossus

Resumo:

  • Estímulo: 2a. Guerra Mundial
  • Usavam válvulas eletrônicas
  • Esquentavam MUITO
  • Vários quilômetros de fios
  • Lentos
  • Ocupavam MUITO espaço (enormes)

 

Segunda geração – Transistores: 1947 – 1962

Essa geração de computadores usou transistores ao invés das válvulas, pois eram mais confiáveis. Em 1951 o primeiro computador comercial foi apresentado ao público: o UNIVAC 1 (Universal Automatic Computer). No ano de 1952 a TV CBS utilizou o UNIVAC para a prévia dos resultados da eleição para presidente dos Estados Unidos. Em 1953 os computadores IBM das séries 650 e 700 entraram no mercado para deixar suas marcas no mundo. Durante essa geração mais de 100 linguagens de programação foram desenvolvidas, dentre elas a FORTRAN, que em 1957 surgiu para simplificar a programação, se tornando a primeira linguagem de alto nível e que ainda hoje é conhecida (26ª linguagem mais utilizada no mundo, segundo o ranking do Tiobe.com). Nesta geração os computadores tinham memória e sistemas operacionais. Mídias de armazenamento como fitas e discos também foram usados, assim como impressoras.

UNIVAC
UNIVAC

Resumo:

  • Substituiu válvulas por transistores
  • Substituiu fios de ligação por circuito impresso
  • Estas substituições permitiram reduzir custos e tamanho e aumentar a velocidade de processamento

One thought on “Breve história da computação – Parte 1 de 2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


*